Aparecimento da Escrita


Desde sempre que a comunicação se traduziu num elemento central no âmbito das relações humanas. A comunicação é uma necessidade do homem social, que enfrenta desafios e que através da sua forma de comunicar pode ultrapassa-los mais facilmente.
Figura 1- Escrita Cuneiforme SumériaO aparecimento da escrita (cerca de 3000 a.C.) veio por isso colmatar uma lacuna que existia na forma de comunicar dos homens. A escrita é um passo importante para o Homem na arte de comunicar. Na sua forma mais primitiva, é o elo de ligação entre os povos, pois transmite para a geração futura todo o conhecimento adquirido, fornecendo sabedoria aos seus sucessores, no caminho para a prosperidade. A introdução da escrita, enquanto sistema capaz de exprimir graficamente a linguagem, acelerou todo o processo de construção da cultura e de evolução das formas de sociabilidade.
Fazendo a ligação temporal da importância da descoberta da escrita, foi necessário torná-la móvel, daí o aparecimento do papel, elemento móvel e representativo da escrita e das figuras.
As primeiras mensagens eram transmitidas por estafetas, que percorriam muitas distâncias para levar a informação ao seu destino. Esta situação era por si só insegura, na medida em que os estafetas estavam constantemente sob perigo e as mensagens não chegavam muitas das vezes ao seu destino, ou chegavam adulteradas.
Para ultrapassar estes perigos, o homem começa a investir em formas de comunicação mais institucionalizadas e organizadas.
Em 1520, surge em Portugal, a primeira instituição organizada para o envio de mensagens escritas: “Correio Público”, actualmente denominada por CTT, Correios de Portugal, S.A. O aparecimento dos correios veio facilitar o intercâmbio de mensagens entre as pessoas, dos diversos estratos sociais. Desta forma, os correios aproximaram os indivíduos, contribuindo para a sua mais ampla sociabilização com outros, não necessitando de uma presença física para se comunicarem.
A escrita, que era a nova tecnologia da altura, trouxe o afastamento do corpo no processo de comunicação e socialização, uma vez que não era preciso a presença física para efectivar a comunicação. Este fenómeno permitiu ao Homem socializar-se com outros povos sem necessitar de estar face-a-face com eles. Para além disto, a escrita permitiu ao Homem guardar registos de acontecimentos sociais e outros, que possibilitaram aos seus vindouros a compreensão do passado.
Posted on 12:40 by #PC# and filed under | 2 Comments »

2 comentários:

Some-Musiks disse... @ 12 de março de 2015 às 08:42

ADOREI

Edmilson de Jesus disse... @ 26 de maio de 2019 às 05:10

Gostei ajudara no meu trabalho de investigação

Enviar um comentário