Introdução

O Homem, desde os princípios da sua existência, manifestou o desejo de conquistar, de descobrir, de procurar novas formas de ir mais além, na árdua tarefa de conhecer o mundo que o rodeia e de ultrapassar as limitações inerentes ao vínculo que o liga ao espaço onde se circunscreve a sua experiência. As inovações tecnológicas aplicadas aos meios de comunicação, fruto da tenacidade de alguns “espíritos iluminados”, são os instrumentos, por excelência, que permitem ao ser humano encurtar a distância que o separa dos outros seres da sua espécie.
Com a escrita, passou a ser possível tomar conhecimento de factos presenciados ou relatos feitos por pessoas que viveram noutras épocas ou lugares. Pela primeira vez na história, o discurso pôde ser compreendido e analisado fora do contexto em que foi produzido. Segundo Lévy, "a comunicação puramente escrita elimina a mediação humana no contexto que adaptava ou traduzia as mensagens vindas de um outro tempo ou lugar".
Milhares de anos depois, o homem deparou-se com outras duas revoluções: a revolução da imprensa e a revolução do computador. Segundo alguns pensadores "esta passagem da cultura tribal para a cultura escrita/tipográfica foi uma transformação tão profunda para o indivíduo e para a sociedade, como está a ser a passagem da cultura escrita para a cultura electrónica, que actualmente vivenciamos".
Com a evolução das tecnologias de comunicação, o homem foi gradualmente evoluindo na sua forma de sociabilizar, pois os meios de comunicação permitiram uma maior aproximação entre si, dispensando a sua presença física. A evolução das novas formas de comunicar levou por arrasto a novas formas de socialização
Com a elaboração deste trabalho, pretende-se abordar a evolução dos meios de comunicação e as suas implicações no processo de socialização do Homem, com particular relevo para a actualidade, nomeadamente a Internet.
Pretende-se que este trabalho seja do agrado do leitor e que não sejam goradas as expectativas em relação às matérias abordadas.
Posted on 09:18 by #PC# and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário